Leila Pereira já esteve menos otimista em relação a mais uma renovação de contrato do técnico Abel Ferreira. Representantes do treinador estarão no Brasil nas duas próximas semanas. Não há nada marcado ainda. Mas a presidente vê a visita com bons olhos. Está animada. Há muitas condições favoráveis à manutenção do treinador neste momento, a começar pela resposta do elenco depois de mais uma reformulação.
Seja um parceiro do The Football
Dois novos jogadores encantam Abel e despertam nele o desejo de continuar. São eles Vitor Roque, quase que um brinde de Leila para o técnico neste ano, e Paulinho. Mas o que se sabe sobre a renovação de Abel no Palmeiras?

Contrato até dezembro
Já durante o Mundial de Clubes da Fifa, em junho, Abel poderia assinar um novo contrato com qualquer clube do mundo. O seu vínculo com o Palmeiras termina em dezembro. O empresário do técnico, Hugo Cajuda, chega nesta semana ao país. Deve ficar por aqui nesta e na outra semana. Cajuda também cuida da carreira do treinador do Cruzeiro, Leonardo Jardim. Vai ter reuniões nos dois clubes.
Sinais de que quer ficar
Abel tomou conta do vestiário novamente. Ele é do tipo que se envolve. Quer ganhar tudo e está com mais certeza de que pode fazer isso nesta temporada e nas duas próximas. Ele começa a dar sinais de que pode levar o novo contrato para casa e convencer sua família de permanecer mais dois anos no Brasil.
Filha na Faculdade
Os Ferreira querem ficar mais próximos da filha mais velha que entrou na Faculdade em Londres. Ela também teria passado no vestibular em Portugal. A mãe acha importante estar perto dela nesse novo momento da vida. Abel completará cinco anos no Palmeiras. Para o futebol, é um tempo de permanência excelente.
Desafio de voltar para a Europa
Abel adora tudo no Palmeiras e todos gostam dele no clube, de jogadores a colaboradores da Academia, passando pelos dirigentes, torcedores e jogadores. Ele, realmente, se sente em casa. Mas como treinador, tem no sangue a vontade de novos desafios, como voltar para a Europa e ver o que vai dar depois de suas conquistas no futebol brasileiro. Isso mexe com sua cabeça. Antes do Palmeiras, ele comandou o Braga, de Portugal, e o tímido Paok, da Grécia.

Fator Ancelotti na seleção
A vinda de Carlo Ancelotti para a seleção brasileira dá a certeza para Abel de que ele está no lugar certo: o futebol brasileiro. E que não terá mais seu nome envolvido numa possível contratação por parte da CBF. Ednaldo Rodrigues, presidente da entidade, o adora. A diferença é que o técnico italiano já ganhou tudo na Europa e Abel não viveu isso ainda. Ele sabe também que muitos brasileiros torcem por ele e que seu caminho para a seleção pode se dar de forma natural lá na frente.
SIGA THE FOOTBALL
Facebook
Instagram
Linkedin
Threads
Tik Tok
Leila tem o contrato nas mãos
Leila quer que Abel fique com ela até o fim do seu mandato, em dezembro de 2027. Há um plano para isso desde que ela assumiu a presidência do clube. Abel é um dos seus maiores trunfos na gestão. Ela sabe que com ele o Palmeiras vai continuar competitivo e brigando por títulos, com boas chances de ganhar alguns deles. O treinador sabe desse desejo.
Quanto vale Abel?
Abel já tem um dos maiores salários do futebol brasileiro, na casa dos R$ 3,1 milhões. Pode aumentar? Pode. Ele é tido como treinador de seleção, que ganha R$ 5 milhões. É claro que Leila pode aumentar essa pedida ou rearranjar os vencimentos do técnico, com composições financeiras. Mas não é esse o problema do Palmeiras. Agora, o que se espera do técnico é um “sim”.
Por que Abel ficaria?
Porque ele tem um time novo e jogadores motivados. Há competições que ele quer ganhar e o Palmeiras lhe oferece isso, inclusive da Fifa e Conmebol. Ele vê margem hoje para novos trabalhos e desafios. Abel é movido a isso. Depende também das oportunidades do mercado. Ele trabalha onde gosta de trabalhar.
Mundial de Clubes da Fifa
O Palmeiras quer encaminhar tudo antes do Mundial para anunciar a renovação tão logo a competição nos Estados Unidos acabe. Seria um motivador para a sequência da temporada, com possibilidade de ganhar a Libertadores, Brasileirão e Copa do Brasil. Abel gostaria de tratar do assunto depois do torneio. O Palmeiras embarca no dia 9 de junho, portanto, a menos de um mês.