Os campeões do mundo em 1994 e 2002 apoiam a candidatura de Reinaldo Carneiro Bastos para a CBF. O presidente da Federação Paulista de Futebol acompanha desde sexta-feira a movimentação que se formou em torno do seu nome para assumir o cargo de Ednaldo Rodrigues no comando do futebol brasileiro. The Football falou com pessoas próximas a Carneiro Bastos e havia grande expectativa de ele lançar a sua candidatura, como ocorreu neste sábado.

Seja um parceiro do The Football

A CBF tem eleições marcadas para o dia 25 de maio, conforme a convocação feita pelo interventor da entidade, Fernando Sarney, colocado no posto pela Justiça do Rio como novo administrador da CBF após o afastamento de Ednaldo.

Reinaldo Carneiro Bastos é presidente da Federação Paulista de Futebol e candidato a assumir a CBF / FPF

O manifesto assinado por jogadores e treinadores do Tetra (1994) e do Penta (2002) relata a preocupação com o momento atual do futebol brasileiro e, pior, do seu futuro sombrio, sem comando legal e jurídico, governado por um interventor porque mais um presidente foi extirpado do cargo por má conduta.

Mais uma queda na CBF

No caso de Ednaldo Rodrigues, por falsificação de assinatura em documentos oficiais. Todos os últimos presidentes da CBF deixaram a entidade pela porta dos fundos, alguns foram presos, como José Maria Marin, e outros tiveram de usar tornozeleiras. Alguns outros não podem deixar o país porque serão presos, como Marco Polo del Nero.

Atletas e técnicos campeões do mundo em 1994 e 2002 fazem manifesto de apoio a Reinaldo Bastos na CBF / Reprodução

É inaceitável que a entidade máxima do nosso futebol siga envolta em recorrentes escândalos, disputas políticas e falhas graves de governança. Esses episódios ferem a credibilidade da instituição, enfraquecem o futebol como patrimônio do povo brasileiro e desrespeitam a trajetória de milhões de brasileiros que vivem e sonham através desse maravilhoso esporte. MANIFESTO DOS CAMPEÕES DO MUNDO

A candidatura de Reinaldo Carneiro Bastos foi anunciada de forma oficial na manhã deste sábado. Já era esperada por clubes da Série A e B do futebol brasileiro e por algumas federações. Esse tripé é que vai votar nas eleições deste mês chamadas pelo interventor da CBF.

Chapa até o dia 20

O pleito foi marcado de forma forçada e com pouco tempo de planejamento, em meio a uma rodada do Brasileirão no mesmo dia e um dias antes da chegada do técnico Carlo Ancelotti ao Brasil para assumir a seleção brasileira. Mas era preciso fazer dessa forma. Os candidatos terão mais três dias, portanto, até o dia 20, para fazer suas inscrições.

Reconstruir a credibilidade do futebol brasileiro exige ação e experiência. Precisamos de uma nova CBF: aberta, moderna, ambiciosa e profissional. A entidade que gere a maior paixão nacional e que fatura mais de R$ 1 bilhão ao ano deve ser administrada com transparência.
NOTA DA CANDIDATURA DE REINALDO BASTOS

Por ora, há apenas um candidato. Mas além do presidente da FPF, o nome de Samir Xaud, presidente da Federação Roraimense de Futebol, ganha força. Ele tem o apoio de 19 federações estaduais. Se Samir tem as federações, Reinaldo conta com o apoio de 32 clubes. Os times da primeira divisão têm maior peso do que seus pares da segunda na votação, conforme o estatuto da CBF. Neste sábado, o candidato paulista ganhou o apoio dos campeões do mundo.

Os clubes brasileiros, já unidos na missão da criação da sua liga, reúnem-se em torno do apoio público à eleição de Reinaldo Carneiro Bastos à presidência da CBF para o próximo pleito. O futuro do futebol brasileiro é inegociável para nós. E estaremos todos juntos, no mesmo campo, apoiando e exigindo um processo transparente, digno e responsável.
NOTA DOS CLUBES

O Palmeiras, da presidente Leila Pereira, que esteve com Ednaldo Rodrigues no Congresso da Fifa no Paraguai nesta semana, não assinou seu apoio à candidatura de Reinaldo Carneiro Bastos. Há outros clubes na mesma condição. Esse apoio ainda pode acontecer até o dia da votação: 25 de maio.

Clubes do futebol brasileiro assinam manifesto em apoio a Reinaldo Carneiro Bastos na CBF / Reprodução

Quem apoio Reinaldo da Série A

Atlético-MG
Bahia
Ceará
Corinthians
Cruzeiro
Flamengo
Fluminense
Fortaleza
Internacional
Juventude
Mirassol
Red Bull Bragantino
Santos
São Paulo
Sport
Vitória

Da Série B

Amazonas
América-MG
Athletico-PR
Atlético Goianiense
Avaí
Botafogo-SP
Chapecoense
Coritiba
CRB
Criciúma
Cuiabá
Ferroviária
Goiás
Novorizontino
Operário-PR
Vila Nova

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui