Tem coisas que ainda não batem no discurso e promessas do novo presidente da CBF, Samir Xaud, com a realidade de sua eleição até maio de 2029. Ele disse em seu primeiro ato que vai reduzir os Estaduais para 11 datas. O Paulistão deste ano, vencido pelo Corinthians, foi disputado em 12 rodadas na fase de grupos e depois mais quatro jogos até a final, portanto, em 16 rodadas. Talvez o novo presidente pegue como base o Roraimão, de onde veio, para prometer a redução dos Regionais pelo Brasil.

Em Roraima, o Estadual de oito clubes tem sete datas na primeira fase e mais três duelos até fazer de um dos seus times o campeão. Portanto, é jogado em dez datas.

Seja um parceiro comercial do The Football

Há outros Estaduais pelo país do mesmo tamanho do Roraimão, como o torneio do Acre, de Alagoas e do Amapá, por exemplo. De modo que eles ganham uma data e não perdem terreno. Ou seja, para quem prometeu reduzir os regionais, Samir está aumentando.

Samir Xaud foi eleito neste domingo como novo presidente da CBF: seu mandato vai até maio de 2029 / CBF

O problema é encaixar os Estaduais com mais clubes em 11 datas. É como colocar São Paulo dentro do Rio. Mas pode acontecer. Por ora, não há projeto. Imagino que a CBF já tenha pensado nisso em outros governos e dado com os burros na água. Nunca é simples.

Resistência da FPF

Samir deve esperar muita resistência de São Paulo, uma vez que o presidente da Federação Paulista, Reinaldo Carneiro Bastos, vai na contramão dessa intenção e está ferido por não ter conseguido lançar sua chapa para concorrer à CBF. Ele não apareceu para votar na sede da entidade no Rio.

Há patrocinadores e contratos feitos que precisam ser colocados na mesa. Há os interesses das TVs e dos streamings em todos os Estaduais. Quem pagou por 16 partidas, por exemplo, não vai aceitar mostrar apenas 11. Portanto, a promessa de Samir Xaud vai precisar de boa dose de costura nos bastidores e prazo para uma regulamentação. Imagino que somente depois de todos os contratos vencidos. A Record tem acordo com o Paulistão até 2029.

SIGA THE FOOTBALL
Facebook
Instagram
Linkedin
Threads
Tik Tok

De qualquer forma, por causa do apoio que o presidente teve de 26 federações estaduais de futebol, Samir Xaud deve pensar num plano de compensação para sua base. Claro, porque não me parece tão simples para ele ter esse apoio todo e, como primeiro ato, reduzir o tempo dos Campeonatos Regionais. Seria chamado de “traidor”. As federações estaduais “vivem” desses torneios.

Promessas anteriores foram esquecidas

Mas suas ideias são boas e vão na direção do que o futebol brasileiro precisa: menos jogos na temporada, mais organização, calendário humano, fair play financeiro para os clubes, padronização dos gramados, melhorias no VAR e na arbitragem… Nada disso é ruim. Tudo isso é necessário. Seus antecessores falavam a mesma coisa, mas não conseguiram mudar nada e, depois de meses no cargo, todas as promessas caíram no esquecimento.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui