O Palmeiras fez e passou num dos testes mais difíceis do ano em sua preparação para o Mundial de Clubes. Ganhar do Ceará no Castelão lotado e segurar o resultado depois do gol de Gustavo Gómez não foram tarefas fáceis para o time de Abel Ferreira. É preciso olhar para esse jogo, a primeira da terceira fase da Copa do Brasil e a estreia do Palmeiras na competição, de forma tática. Assim, a linha defensiva com quatro jogadores, e a aproximação de outra de três, deu conta do recado. O time do Ceará tem um conjunto bom, é entrosado, rápido e de movimentação constante.
Seja um parceiro do The Football
Todos no Palmeiras voltavam para marcar, mas sem abandonar os contra-ataques, com Paulinho e Maurício já na parte final. Felipe Anderson fez uma partida como se estivesse na Itália, sempre pela direita entre conduzir a bola ao ataque, principalmente no primeiro tempo, e coordenar o setor na marcação defensiva, como fez na etapa final. O Palmeiras chegava com três ao ataque, diferentemente do que aconteceu antes do único gol da vitória por 1 a 0. Com o resultado, o Palmeiras joga pelo empate na volta.

O Ceará não desistiu do jogo. Respeitou a presença de sua torcida. O torcedor também não desistiu do time e do jogo. O duelo, se o Ceará mantiver essa pegada em São Paulo, está aberto. Ou seja: não dá para Abel apostar num time misto para o jogo da volta. Ele terá de escalar o que tiver de melhor. Quem passar chega às oitavas, com cota de premiação de R$ 3,6 milhões. Certamente esse dinheiro ajudaria mais o Ceará do que o Palmeiras, cuja receita é maior.
Torcedor começa a mirar o Mundial
Muitos torcedores começam a olhar para as partidas do Palmeiras e tentam imaginar o time no Mundial de Clubes dos Estados Unidos. Desse ponto de vista, a equipe teve dois momentos distintos e proveitosos. O primeiro foi em busca do gol, com transição rápida e aposta nas bolas paradas. A estratégia pode muito bem ser usada no torneio da Fifa, em junho e julho, principalmente contra rivais teoricamente mais fortes, os europeus, como o Porto na fase de grupos.
Diferentemente disso, no segundo tempo, o Palmeiras ‘testou’ sua concentração e força defensiva, bem posicionado taticamente, sem dar espaço aos adversários a partir da metade da metade do campo. Se nos Estados Unidos o Palmeiras precisar segurar um resultado, o time foi muito bem testado contra o Ceará.
SIGA THE FOOTBALL
Facebook
Instagram
Linkedin
Threads
Tik Tok
É claro que as dificuldades vão triplicar no Mundial, onde estão os melhores dos melhores, mas para chegar lá forte e entrosado é preciso desempenhar e treinar no futebol brasileiro. Portanto, Abel faz isso dentro das competições que tem para jogar. E faz com competitividade. Ganhar fora de casa tem sido uma nova característica da equipe. Como o treinador conhece e gosta muito de Fórmula 1, a comparação vale: ele tem trocados os pneus desse Palmeiras com o carro em movimento.