Desde que o Palmeiras soube quem iria enfrentar no Mundial de Clubes da Fifa, em junho, o técnico Abel Ferreira colocou os seus colaboradores para apurar informações sobre os rivais. O time está no Grupo A, com condições de ficar com uma das duas vagas diante do Porto (Portugal), Al-Ahly (Egito) e Inter Miami (Estados Unidos).
Seja um parceiro do The Football
Se conseguir passar para o primeiro mata-mata, nas oitavas de final, o Palmeiras enfrentará o líder ou o segundo colocado do Grupo B — dependendo da colocação na própria chave. The Football buscou algumas informações sobre os três adversários de Abel na competição. A presidente Leila Pereira comentou que o Palmeiras não vai para os Estados Unidos para passear. Os clubes brasileiros no torneio (Palmeiras, Flamengo, Fluminense e Botafogo) vão receber R$ 87 milhões de premiação na primeira fase.

Porto
Na rodada de abertura, o Verdão terá como primeira parada o Porto, time tradicional de Portugal, com título da Champions League. Classificado pelo ranking da UEFA pelas boas campanhas na própria Liga dos Campeões da Europa entre 2021 e 2024, o clube do norte português chega com menos protagonismo que outros times europeus. Não faz uma liga convincente e tem sofrido contra seus principais concorrentes, o Benfica e o Sporting.
Na Liga Europa desta temporada, o Porto foi eliminado pela Roma. Ficou fora da fase de mata-mata. Perdeu prestígio e dinheiro, mas leva para os Estados Unidos a tradição de sua camisa e a condição de grande da Europa.
Jovem craque
Com apenas 18 anos, Rodrigo Mora já consolidou seu lugar no time principal do Porto. Ele é o grande destaque do clube para a competição da Fifa. Em abril, o jovem superou Gyökeres — artilheiro da liga portuguesa — na disputa pelo prêmio de melhor jogador do mês. O meio-campista se destaca nas finalizações (gols) e passes para os companheiros.
Brasileiros do Porto
Como de costume nos clubes portugueses, o elenco do Porto conta com uma legião de brasileiros. Entre eles, William Gomes (ex-São Paulo), Pepê (ex-Grêmio) e Samuel Portugal (ex-Coritiba). Pepê é o único entre os colegas do Brasil com presença frequente no time principal do técnico argentino Martín Anselmi. Os demais costumam ficar no banco. Na bolsa de apostas, Palmeiras e Porto são os favoritos para ficar com as duas vagas.
Al-Ahly
O Al-Ahly, clube egípcio, será o segundo adversário do Palmeiras na competição dos Estados Unidos. Eles vão se enfrentar em New Jersey. A equipe se classificou para o Mundial de Clubes como vencedora das Ligas dos Campeões da Confederação Africana de Futebol (CAF) em 2020/21, 2022/23 e 2023/24. Mesmo com tradição no torneio — tendo participado em dez outras ocasiões — e vivendo um momento de dominância nacional no Egitão, o time não é visto como favorito no grupo. Claro que Abel não descarta ter um jogo duro contra o rival.
Artilheiro com faro de gol
Emam Ashour é o craque do time. Com 27 anos, ele está desde 2022 no clube e se destaca na temporada, com 17 gols e 9 assistências até a metade de maio. Não há jogadores brasileiros no Al-Ahly.

Inter Miami
Classificado para o torneio por ter vencido o MLS Supporters’ Shield de 2024 — ficando com a vaga reservada a uma equipe do país anfitrião —, o último adversário do Palmeiras na fase de grupos será o Inter Miami. É o time de Messi e Suárez. A equipe fará sua estreia na competição da Fifa, diferentemente de Porto, Palmeiras e Al-Ahly. Diante da dificuldade do grupo, as chances de o clube estadunidense não são das melhores, ainda mais com um desempenho apenas mediano na MLS nesta temporada.
Mas tem Messi
Os melhores jogadores do Inter Miami são dois rostos conhecidos na América do Sul e no mundo: Luis Suárez e Lionel Messi. Os dois já conquistaram o Mundial de Clubes pelo Barcelona e figuram entre os maiores da história do futebol. Enquanto Messi é o artilheiro da equipe na temporada, com dez gols, Luisito lidera em assistências, com 9. Daria para dizer que eles estão em funções trocadas.
SIGA THE FOOTBALL
Facebook
Instagram
Linkedin
Threads
Tik Tok
É impossível duvidar de Messi em qualquer circunstância. O meia é campeão do mundo com a Argentina em 2022. Disse que não jogaria mais Copa dos Mundo, mas ele é esperado para o Mundial de 2026. Sua seleção já está classificada para defender a conquista de quatro anos atrás.
Para fechar a trinca de ex-Barcelona no Inter Miami, o meio-campista Sergio Busquets — também campeão mundial — completa o time dos craques do clube. A fragilidade da liga norte-americana e a idade já avançada de alguns jogadores podem jogar contra o time da casa. O Palmeiras enfrenta o Inter Miami na cidade do clube.
Sangue brasileiro no Miami
O Inter Miami tem um brasileiro em sua equipe. É Leo Afonso. O jovem de 23 anos não chegou a jogar em clubes do Brasil, tendo entrado no time de Messi por meio do draft das universidades americanas. POR LEONARDO DE SÁ