A terrível arbitragem brasileira foi confirmada pela Fifa no Mundial de Clubes dos Estados Unidos. A competição no país de Donald Trump contará com seis juízes do país entre os 117 convocados por Gianni Infantino, presidente da entidade. Portanto, a Fifa já definiu sua equipe do apito e acredita que nada dará errado, nem mesmo a presença dos brasileiros. No dia 14 de abril, a entidade divulgou uma lista com os nomes de todos eles, com 35 árbitros de campo, 58 assistentes e 24 operadores do VAR.
Seja um parceiro do The Football
Serão 41 nacionalidades diferentes entre os profissionais da arbitragem do Mundial, mas todos terão de “falar” o mesmo idioma, o da boa arbitragem, do padrão nas decisões de campo e com a ajuda das imagens de vídeo. Brasil, Argentina e França têm o maior número de membros da arbitragem na competição.
Oportunidade para ‘aprender’
É difícil de acreditar nisso porque os árbitros brasileiros passam por péssima fase no país. Mas pode ser também uma oportunidade de melhorar.

A competição terá início no dia 14 de junho e se estenderá até 13 de julho. The Football vai cobrir o evento e você poderá acompanhar tudo por aqui. No total, serão 32 times divididos em grupos de quatro na primeira fase. O formato é de Copa do Mundo, com os dois primeiros passando para as oitavas de final. Segundo o chefe do Comitê de Arbitragem da Fifa, Pierluigi Collina, o grupo de apitadores busca um padrão de excelência e isso será levado a sério na competição.
Estamos vindo de atuações de alto padrão nas últimas competições da Fifa. A régua está mais alta e, quando você aumenta a régua, é mais difícil manter o padrão. Mas estamos trabalhando muito duro e o ‘Team One’ fará uma sólida contribuição para o sucesso desta emocionante competição.
PIERLUIGI COLLINA, CHEFE DA ARBITRAGEM DA FIFA
O Super Mundial de Clubes também será o local de testes de novas tecnologias e de algumas regras aprovadas recentemente no novo regulamento do jogo. Primeiramente, o torneio usará o sistema de impedimento semi-automático, de modo que o VAR não precisará traçar as linhas manualmente. Em segundo lugar, o campeonato também terá o uso das câmeras corporais com os árbitros de campo como teste para o futuro, com o objetivo de fornecer uma nova experiência para o público, com novos ângulos.
Achamos que é uma boa oportunidade para oferecer aos espectadores uma experiência diferente, em termos de imagens gravadas de uma perspectiva, de um ângulo de visão, que nunca foi oferecido antes.
PIERLUIGI COLLINA, CHEFE DA ARBITRAGEM DA FIFA
No âmbito do regulamento, a mudança será na famosa e irritante “cera” feita pelos goleiros. Agora, com novas regras aprovadas pela International Football Association Board (IFAB), a Fifa vai implementar mudanças para reduzir o tempo perdido com essa prática.
SIGA THE FOOTBALL
Facebook
Instagram
Linkedin
Threads
Tik Tok
Portanto, se um goleiro segurar a bola por mais de oito segundos — com o árbitro utilizando uma contagem regressiva visual a partir dos cinco —, o time adversário ganhará um escanteio e não mais um tiro livre indireto como previa a regra antiga.
Quem são os árbitros brasileiros?
O Mundial de Clubes terá quatro clubes brasileiros: Flamengo, Botafogo, Fluminense e Palmeiras. Todos eles têm condições de passar para a fase de mata-mata. Wilton Pereira Sampaio e Ramon Abatti Abel serão os representantes brasileiros na função de árbitros principais. Já como assistentes, a equipe será composta por Rafael Alves, Bruno Boschilia, Danilo Manis e Bruno Pires. TEXTO DE LEONARDO DE SÁ